terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Falando de coisa séria!
Há uns dias atrás uma querida, margaretss publicou em seu blog que está com cid 50=neoplasia mamaria=câncer de mama. fiquei muito triste, mas ao ver a reação dela ao enfrentar a doença, fiquei mais tranquila!
então vamos entender o que é o câncer de mama? peguei algumas coisas na net.
COMO SÃO AS MAMAS:
As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo. Como todos os outros órgãos do corpo humano, também se encontram nas mamas vasos sanguíneos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfáticos, por onde circula a linfa. A linfa é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue de carregar nutrientes para as diversas partes do corpo e recolher as substâncias indesejáveis. Os vasos linfáticos se agrupam no que chamamos de gânglios linfáticos, ou ínguas. Os vasos linfáticos das mamas drenam para gânglios nas axilas (em baixo dos braços) na região do pescoço e no tórax.
OS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA:
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada. A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas. Por isso, o câncer de mama mais comum se chama Carcinoma Ductal. Ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama são chamados de Carcinoma Lobular e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas. O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
O câncer de mama, como muitos dos cânceres, tem fatores de risco conhecidos. Alguns destes fatores são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que uma pessoa tem a este determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver este câncer.
Existem também os fatores de proteção. Estes são fatores que, se a pessoa está exposta, a sua chance de desenvolver este câncer é menor.
OS FATORES CONHECIDOS DE RISCO E PROTEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA SÃO OS SEGUINTES:
Idade:
O câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer. Mulheres com menos de 20 anos raramente têm este tipo de câncer. A MARGARETSS, SEMPRE FEZ OS EXAMES GENTE!!! VÊ A IMPORTÂNCIA DE FAZER AS CONSULTAS DE ROTINA? COMO ELA MESMO DISSE:Sempre fiz todos os exames anuais, semestrais… todos…todos…todos… desde que cresci, que fiquei mocinha e que fiquei inteligente….rs |
Exposição excessiva a hormônios:
Terapia de reposição hormonal (hormônios usados para combater os sintomas da menopausa) que contenham os hormônios femininos estrogênio e progesterona aumentam o risco de câncer de mama. Não tomar ou parar de tomar estes hormônios é uma decisão que a mulher deve tomar com o seu médico, pesando os riscos e benefícios desta medicação. | |||
Anticoncepcional oral (pílula) tomado por muitos anos também pode aumentar este risco. | |||
Retirar os ovários cirurgicamente diminui o risco de desenvolver o câncer de mama porque diminui a produção de estrogênio (menopausa cirúrgica). | |||
Algumas medicações "bloqueiam" a ação do estrogênio e são usadas em algumas mulheres que tem um risco muito aumentado de desenvolver este tipo de câncer. Usar estas medicações (como o Tamoxifen) é uma decisão tomada junto com o médico avaliando os risco e benefícios destas medicações.
Radiação:
ENTÃO MENINAS, VAMOS NOS CUIDAR!!!!
VAI DAR TUDO CERTO!
|
Marcadores:
cancer,
doença,
informação,
mama,
margaretss,
mulher
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom este post. informações importantes e um texto bom de ler.
ResponderExcluirÉ isso ai meninas, temos que nos cuidar sempre porque a doença pode chegar a qualquer hora.
beijinhos Leiazinha, gostei muito.
Gostei da postagem.
ResponderExcluirA Margaretss frisou bem: sempre fez todos os exames! E ela terá uma cura, pois descobriu bem cedo.
Não deixem para amanhã o que deve ser feito hoje!
Pode ser tarde demais.
Beijos.
Olás...
ResponderExcluirpassei por aqui e gostei muito do seu cantinho...
Escelente matéria essa, hein?
Beijos
ooopss.. excelente*** rsrs
ResponderExcluirObrigada querida pelo esclarecimento,bjs tenha uma linda semana e boas festas,já estou te seguindo me visite adoraria te receber,bjsssssssssssssss
ResponderExcluirOlá minha querida vim conhecer seu Blog
ResponderExcluire gostei muito,belo esclarecimento,esse
que vc postou,Desejo a vc e toda família
um ano novo de muita alegria bjuss com
carinho RITA!!
Venha me fazer uma visita
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com/